quarta-feira, 25 de março de 2009

ENTREVISTA OU SABATINA



Hoje ministro do STF, Gilmar Mendes, entrevistado por quatro jornalistas da folha de São Paulo, transmitido, ao vivo pela TV Justiça; mas na verdade os temas abordados pelos repórteres da folha , parecia mais, uma sabatina pois em vários momentos o ministro demonstrou irritação pela forma e o modo em que as perguntas lhe foram dirigidas.
Na verdade tudo parecia ser uma estratégia para mostrar o lado íntegro do magistrado, como; defensor de causas sociais, e novas normas, que sensivelmente tem ajudado nas execuções de ações penais; habeas-corpus e despachos...
Todos os pontos abordados, eram com relação as declarações do próprio ministro, em diferentes contextos, uma em destaque foi sobre a decisão em se declarar favorável ao banqueiro Daniel Dantas, que teve facilidades durante o processo. que retrucou!
Outra, foi sobre a questão do MST cuja decisão judicial contrária a do presidente Lula, (sobre o repasse de recursos direto ao movimento sem terra). hoje os recursos são reparssados por conta de medida provisória, sugestão do ministro, ao executivo.
Ainda podemos dizer que esta entrevista e outors acontecimentos, uma das vantagens de poder viver no Brasil é por que somos democráticos? E temos direitos e deveres? Isto é fantástico!!!
Quem disse que em décadas anteriores era possível questionar um magistrado de alto escalão. Era impossível.
Esta é uma das virtudes da democracia, mas é necessário saber também se há cidadania cobrando e fiscalizando, o Brasil “que é de todos”!!!

Em tempo: o ministro Gilmar Mendes, autor de um projeto magnífico em execução nacional pelo CNJ, o qual é também conselheiro, o fato do mutirão da carceragem, que vem aderindo cada vez mais.
Em novas idéias, e em especial aqui na capital já esteve oficialmente para participar, da abertura deste projeto e no próximo mês, estará na cidade de Pedreiras a 350 km, da capital, para a implantação na Unidade Prisional do Estado.

Nenhum comentário: