sábado, 11 de setembro de 2010

NOVO BLOGUE PARA DENUNCIAR CORRUPÇÃO ELEITORAL

Será lançado oficialmente nesta segunda-feira (13), às 16h, no Auditório da OAB/MA (Calhau), o blogue “Sétimo Mandamento”. A iniciativa é de várias organizações da sociedade civil pioneiras no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

O blogue “Sétimo Mandamento” colherá denúncias de compras de votos e outras durante o período eleitoral. O endereço é http://www.setimomandamento.org

A página na internet será alimentada por agentes que trarão denúncias à Cáritas Brasileira Regional Maranhão, as Redes e Fóruns de Cidadania do Estado e outras organizações sociais que apóiam a iniciativa.

Denúncias podem ser feitas pelo e-mail setimomandamento@gmail.com e/ou nas caixas de comentários do site. Os comentários são moderados, garantindo o sigilo de fonte, quando necessário.

O "Sétimo Mandamento" buscará analisar as relações políticas e de parentesco entre candidatos, as emendas parlamentares destinadas a municípios, disponibilizar a legislação eleitoral aos internautas, pesquisas de intenção de votos, documentos para download (cidadãos e cidadãs podem apresentar suas representações a juízes e promotores, bem como à polícia) e banco de dados, entre outros.

De acordo com Ricarte Almeida Santos, “o Sétimo Mandamento não tem coloração partidária e estará atento a todos os candidatos, em todos os municípios do Maranhão. A Cáritas ao longo dos anos tem formado quadros para o controle social de políticas públicas e pela conquista de direitos e os agentes farão o papel de fiscais anticorrupção. Mas qualquer cidadão, munido de provas, poderá apresentar suas denúncias”.

* Com informações de ZEMA RIBEIRO, assessor de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Maranhão.
Por Ed Wilson Ferreira Araújo às 13:31 blogdo edwilson.blogspot.com

Nenhum comentário: